terça-feira, 22 de julho de 2014

NORMATIZAÇÃO DO ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL

 

Profissionais integrantes da Rede Unida criaram o Fluxograma de Atendimento a crianças e adolescentes vítima de violência sexual no município de Carazinho para auxíliar os profissionais em casos de violência identificados no município. Baseado no Manual de Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes do Ministério da Saúde. Norma Técnica. Brasília-DF 2012 o fluxograma foi distribuido em toda a rede de atendimento.



 
Como o profissional deverá proceder nos casos de atendimento a vítimas de Violência Sexual:

1.QUANDO PROCURAM UNIDADES DE SAÚDE, AMBULATÓRIO MUNICIPAL OU HOSPITAL DE CARIDADE COMO PRIMEIRO ATENDIMENTO:

Neste caso, compete ao Serviço de Saúde:

1.1           O acolhimento adequado da vítima pelo profissional médico ou enfermeiro evitando atitudes que possam levar a revitimização.

1.2           Comunicar de imediato o Conselho Tutelar para que tome as medidas cabíveis priorizando o atendimento médico de urgência.

1.3            Preencher obrigatoriamente de maneira completa a ficha de notificação da vítima de Violência Sexual que deverá ser encaminhada para a Vigilância Epidemiológica e Conselho Tutelar.

 

2. QUANDO PROCURAM DIRETAMENTE O CONSELHO TUTELAR:

Neste caso compete ao Conselho Tutelar:

2.1 Realizar o acolhimento adequado da vítima priorizando o atendimento médico quando necessário, agendar atendimento médico pediátrico e encaminhar a notícia do fato a DPCA por meio de ofício endereçado ao Delegado de Polícia, exceto fatos ocorridos fora dos horários de expediente da DPCA ocasião em que será realizado o boletim de ocorrência na DPPA.

 2.2 O Conselho Tutelar deverá priorizar a assistência à criança e sua família e encaminhar o caso aos órgãos de proteção, responsabilização e atendimento/acompanhamento, fiscalizando tanto a oferta quanto a adesão.

2.3 Na ocasião em que for agendada a consulta pediátrica serão repassadas informações a respeito do caso ao enfermeiro responsável pelo Centro de Especialidades Médicas, ficando arquivado no CEM o prontuário de atendimento com ficha anexa da notificação da vítima.

 

3.QUANDO PROCURAM DIRETAMENTE A DELEGACIA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE: (DPCA)

3.1 Após o acolhimento e registro da ocorrência, a DPCA deverá acionar o Conselho Tutelar para medidas de proteção incluindo encaminhamentos médicos.

3.2 Diante do Boletim de Ocorrência a vítima deverá ser encaminhada ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social- CREAS, para o acompanhamento psicossocial da família, após a conclusão da investigação.

4. CASOS IDENTIFICADOS OU SUSPEITOS NAS ESCOLAS, CRECHES, UNIDADES DE SAÚDE E CRAS:

4.1 Quando identificados casos suspeitos o Conselho Tutelar deverá ser acionado obrigatoriamente.

5. CASOS IDENTIFICADOS OU SUSPEITOS NAS ESCOLAS, CRECHES, UNIDADES DE SAÚDE E CRAS EM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS SÃO CRIANÇAS MENORES DE 12 ANOS.

5.1 Deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar e encaminhados ao CRAS de referência para o acompanhamento da criança e da família.

6. A PREVENÇÃO DOS AGRAVOS RESULTANTES: SERÁ REALIZADA PELA PEDIATRA QUE FARÁ O ACOMPANHAMENTO POSTERIOR NO CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS.

 
DENÚNCIAS: DISQUE 100

TELEFONES ÚTEIS:

DPCA 3331-4108

CONSELHO TUTELAR: 3329-4202/ 8408-5507

 

 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

ENCONTRO REDE UNIDA






No dia 06 de maio mais um encontro aconteceu nas dependências do CRAS Floresta, e teve como discussão questões voltada aos Atendimentos de Crianças e Adolescentes vítimas de Violência Sexual e Crianças vítimas de Abandono Emocional. O encontro contou com a participação de Orientadores e Coordenadores das Escolas da rede estadual e municipal de Carazinho, representantes da SMEC, Coordenadores da Atenção Básica, CREAS, CAPSI, CAPS, Conselho Tutelar, DPCA, CRAS Floresta e Nova Ouro Preto, Condicacar, Conselho Municipal de Saúde, CETRAT, Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e Agentes Comunitárias de Saúde. O próximo encontro será no dia 03 de junho às 08:30 no Cras Floresta e a Rede Unida convida a todos os profissionais a fazerem parte dessa Rede de Atendimento.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

JUSTIÇA RESTAURATIVA NAS ESCOLAS

O Departamento Jurídico da Prefeitura de Carazinho está desenvolvendo o Projeto Justiça Restaurativa nas Escolas e conta com a parceria de profissionais da Rede Unida na capacitação de professores para a mediação de conflitos nas escolas. O projeto iniciou com a participação de professores das Escolas Dr. Piero Sassi e Políbio do Valle e consiste em encontros semanais nas quartas feiras no Plenário da Câmara de Vereadores. Os encontros contam também com a participação de convidados na explanação de vários temas voltados para a Justiça Restaurativa.










A Rede Unida reiniciou em março de 2014 as reuniões semanais no CRAS Floresta. As reuniões que anteriormente aconteciam nas segundas terças feiras do mês a partir de abril passou para a primeira terça feira de cada mês e convida a todos os profissionais da educação, saúde assistência social, Conselhos, segurança pública e demais interessados em fazer parte do processo de construção de rede de atenção a saúde em nosso município.

domingo, 9 de março de 2014

Cartilha Rede Unida

Foi produzido uma Cartilha Informativa dos serviços que fazem parte da Rede Unida com endereço, telefone e contato para facilitar o acesso aos serviços. A reprodução contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Carazinho e Sindicato Rural.

EVENTOS PROMOVIDOS

 Público presente

O Maior evento promovido pela Rede Unida aconteceu de junho a julho de 2013, e se destacou com um grande evento na discussão do trabalho em rede em  Carazinho e a construção dessa rede. O foco principal foi divulgar o trabalho da rede na busca de ações conjuntas entre todos os seguimentos. O evento realizado teve como título FORTALECENDO A REDE DE ATENDIMENTO FRENTE AOS DESAFIOS DA SOCIEDADE, e contou com a participação de vários profissionais.

REDE DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE CARAZINHO

A Rede Unida é formada por profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, conselhos e entidades voltadas ao atendimento da criança do adolescente e da população em geral.
A rede de atendimento é uma articulação dos serviços, os quais devem prestar apoio e proteção aos usuários. Para ser uma rede, os serviços precisam estar integrados e articulados. A rede de atendimento é instalada nas diversas ações desenvolvidas pelas organizações que integram a política pública. "Só existe a rede na medida em que ela integra e articula diferentes ações".
Todos os profissionais que compartilham o objetivo de promover a autonomia dos usuários e viabilizar o seu acesso aos direitos podem participar da Rede Unida, na busca do engajamento de consciente de todos.
A rede unida foi criada a partir de maio de 2010. Não é um serviço, mas uma estratégia para potencializar os profissionais e serviços e atendimento.